domingo, 31 de janeiro de 2010

Abrir Conta no Banco

Reparei agora que quando abri conta aqui não falei muito sobre isso e é uma das coisas essenciais para quem se acaba de mudar para Londres (ou UK em geral).

Depois de nos terem negado a abertura de conta no Abbey (agora Santander) por falta de comprovativo de morada tentámos o HSBC onde nos apresentaram a conta "Passport". Basicamente só foi preciso o passaporte e a carta de condução como comprovativo de morada em Portugal. A única desvantagem que encontrei nesta conta é o facto de ter custado £6 por mês durante um ano. Pelo que vi agora é um pouco mais caro do que na altura mas se não se tiver toda a documentação que pedem noutros bancos é uma boa oferta.

Podem ler mais sobre esta conta aqui.

Nota: Não faço ideia se existem outros bancos a abrirem contas em condições semelhantes. Se estiverem interessados pesquisem nos sites dos outros bancos ingleses.

12 comentários:

yevgeny disse...

Halifax Halifax Halifax


lol

Ambos abrimos a conta logo num só dia e nunca pagamos um pence de despesas de contas!

Acho um desperdício pagar-se para se ter uma conta no banco, quando há bancos que não cobram absolutamente nada

Sofia disse...

Sem comprovativo de morada?

Breaking disse...

Tambem tive algumas dificuldades em abrir conta
- No Abbey recusaram-me depois de ter todos os docs fotocopiados e preenchidos os papeis, deixaram-me um mensagem no telemovel no dia seguinte a dizer que nao;

- No Barclays foi a situacao mais aburda a anormal da senhora que me atendeu na entrada (quando nos indicam qual e' o balcao para onde devemos ir) queria porque queria um visto no meu passaport de nada me valeu explicar-lhe que nao precisava

- No HSBC tambem me recusaram abrir uma conta normal e propuseram a conta passaport porque nao vivia ca' a mais de um ano. Achei um absurdo pagar apenas porque residia ca a menos de 1 ano.

- Finalmente no Lloyds abriram-me a conta sem qualquer dificuldades. Sem explicacoes, sem justificacoes, docs fotocopiados e conta aberta.

O unico comprovativo de morada que tinha era uma carta da pessoa onde eu estava a viver a confirmar que morava la'. Mas ja tinha NIN e carta de oferta de emprego.

Foi uma experiencia angustiante porque precisava dos dados da conta para o novo emprego. Muito provavelmente todos os estrangeiros passam pelo menos em qualquer Pais e eu nunca tinha pensado nisso.

Beijinhos

armilar disse...

Eu também recomendo (e uso) o Lloyds.

Para abrir conta só é necessário apresentar o BI.

Eles também têm uma conta 'premium', chamada 'Silver account', mas tem-se sempre a opção de escolher a 'Classic account', que também vem com um cartão Visa Debit e sem qualquer tipo de custo mensal.

Sofia disse...

Muito obrigada a todos pelos comentários cheios de informação útil =)

Anónimo disse...

Olá!
Pois para mim abrir conta também não correu nada bem... apesar de ser um banco recomendado do trabalho e isso supostamente tornar as coisas mais rápidas, foi uma porcaria... esperei 3 meses pelo meu cartão de débito. Cada vez que ia levantar dinheiro, faziam-me esperar imenso tempo e tiravam cópias do passaporte. O sistema de online banking não funcionava, e mesmo depois de finalmente funcionar, foi bloqueado 2 vezes sem qualquer motivo. Agora é o cartão que não funciona. Estou farta e por isso vou mudar de banco. Fujam do Citibank! Atendimento horrível em todos os sentidos.

Leitor assíduo disse...

Olá a tod@s.
Eu tb tive a mesma ma' experiencia ha' 6 anos quando ca' cheguei.
O que e' certo e' que trabalho num dos bancos mais conhecidos da high street, na parte de backoffice, e nem vos passa pela cabeca a quantidade de fraude e de documentacao falsa que muita gente apresenta para abrir contas e fazer money laundering. Vejo no minimo 3 a 4 documentos falsos todos os dias...
E o que e' certo e' que nos ultimos dois anos tem havido um trend muito infeliz de muitos nomes portugueses com falsos NIN's, Tax Credits, etc que me passam pelas maos... e' triste, muito triste mesmo mas e' o mundo em que vivemos

Bruno and Silvia disse...

Ola Sofia....eu o meu marido estamos a viver em londres a quase 2 anos mas so agora descobrimos o teu blogue e adoramos...e tb decidimos fazer um ehehehe....apesar de nao sabermos mt bem como funciona ainda! Somos da Madeira....nao conhecemos mts portugueses aqui onde vivemos.....bem nao me alongo mais so gostava de manter contacto contigo se possivel....chamo-me Silvia!! Obrigada e parabens pelo blogue

Broken Skin disse...

Olá Sofia!

Descobri o teu blog ao procurar por experiências de portugueses ao abrir conta em Londres.
Vou mudar-me no dia 19 de Abril e já tenho tido dores de cabeça e ainda nem lá cheguei.

Pelo que li, penso que o HSBC Passport será a opção a seguir, mas o meu problema é que ainda não tenho emprego em Londres, neste momento posso dizer que vou um pouco à descoberta.

Tens algum conselho? Não tendo emprego, suponho que seja complicado obter aprovação da conta, não?

Beijinhos

Sílvia

Sofia disse...

Ola Silvia!

Abri conta no segundo dia em Londres. Tambem nao vim com emprego garantido.

Geralmente precisas de ter conta no banco para comecar a trabalhar.

Beijinhos e boa sorte,
Sofia

nucha disse...

ola sofia parabens plo seu blog adorei , olhe em breve tb vou para terras de sua magestade e tenho uma grande duvida ! o meu namorido vai primeiro e ainda nao tem trabalho e vai para casa de uns amigos , é possivel abrir conta nestas condiçoes ? bjitoss <3

Sofia disse...

Olá Nucha!

Obrigada. Explica neste post que eu também nao tinha comprovativo de morada ou emprego e o que fiz para abrir conta. Mais dúvidas por favor envia mensagem no Facebook.

Cumprimentos,
Sofia