FAQ's Londres

Ultimamente o interesse em viver em Londres parece ter aumentado e por isso achei importante deixar-vos umas pequenas notas sobre o assunto.

Dinheiro
Ora juntar uns "dinheiritos" nao é suficiente para alguém que se quer mudar para Londres. Existem despesas a ter em conta tal como, viagem, alojamento (geralmente duas rendas para comecar), transportes (uma pequena fortuna por mes) e comida. Depois depende se já se tem trabalho garantido ou nao.

Emprego
Já foi mais fácil encontrar emprego por aqui. Quando era mais fácil demorei um mes. Também depende do currículo e da sorte de cada um. É quase tudo feito online e muitas vezes através de agencias de recrutamento. Ter o currículo em Ingles é essencial.

Alojamento
Geralmente comeca-se por partilhar um quarto já que é a opcao mais em conta e é muito popular por aqui. Os quartos "single" custam em média £100 por semana e os "double" £140. Para quem pensa ter o seu espaco, um estúdio nao custa menos de £160 por semana mais contas. De acrescentar que procurar casa/quarto decente em Londres está longe de ser uma tarefa fácil. Um bom site para procurar alojamento é o Gumtree. Nunca transfiram dinheiro para ninguém através da net e anúncios que mencionem Western Union sao na sua grande maioria esquemas para vos roubar dinheiro. Algumas zonas de Londres sao pouco seguras.

Papelada
Nao é preciso ter passaporte mas ajuda. Ter conta no banco é essencial e pode ser complicado de abrir sem comprovativo de morada e sem emprego. Ver aqui. O NIN (National Issurance Number) é o equivalente ao número de seguranca social e é aconselhável tratar disso enquanto se procura emprego. Mais info aqui.

Lingua
Se o trabalho que procuram nao for num café/restaurante ou a fazer limpezas é aconselhável que consigam facilmente manter uma conversa em Ingles.

Notas finais: Se soubesse o que sei hoje tenho quase a certeza de que nao me tinha mudado para Londres. Nao porque nao adore viver nesta cidade mas porque a mudanca nao foi tao fácil como pensava que iria ser. Para quem pensa em fazer o mesmo tenho um conselho: pesquisem muito.

Etiquetas: ,