quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FAQ's Londres

Ultimamente o interesse em viver em Londres parece ter aumentado e por isso achei importante deixar-vos umas pequenas notas sobre o assunto.

Dinheiro
Ora juntar uns "dinheiritos" nao é suficiente para alguém que se quer mudar para Londres. Existem despesas a ter em conta tal como, viagem, alojamento (geralmente duas rendas para comecar), transportes (uma pequena fortuna por mes) e comida. Depois depende se já se tem trabalho garantido ou nao.

Emprego
Já foi mais fácil encontrar emprego por aqui. Quando era mais fácil demorei um mes. Também depende do currículo e da sorte de cada um. É quase tudo feito online e muitas vezes através de agencias de recrutamento. Ter o currículo em Ingles é essencial.

Alojamento
Geralmente comeca-se por partilhar um quarto já que é a opcao mais em conta e é muito popular por aqui. Os quartos "single" custam em média £100 por semana e os "double" £140. Para quem pensa ter o seu espaco, um estúdio nao custa menos de £160 por semana mais contas. De acrescentar que procurar casa/quarto decente em Londres está longe de ser uma tarefa fácil. Um bom site para procurar alojamento é o Gumtree. Nunca transfiram dinheiro para ninguém através da net e anúncios que mencionem Western Union sao na sua grande maioria esquemas para vos roubar dinheiro. Algumas zonas de Londres sao pouco seguras.

Papelada
Nao é preciso ter passaporte mas ajuda. Ter conta no banco é essencial e pode ser complicado de abrir sem comprovativo de morada e sem emprego. Ver aqui. O NIN (National Issurance Number) é o equivalente ao número de seguranca social e é aconselhável tratar disso enquanto se procura emprego. Mais info aqui.

Lingua
Se o trabalho que procuram nao for num café/restaurante ou a fazer limpezas é aconselhável que consigam facilmente manter uma conversa em Ingles.

Notas finais: Se soubesse o que sei hoje tenho quase a certeza de que nao me tinha mudado para Londres. Nao porque nao adore viver nesta cidade mas porque a mudanca nao foi tao fácil como pensava que iria ser. Para quem pensa em fazer o mesmo tenho um conselho: pesquisem muito.

18 comentários:

Cassandra666 disse...

Bom post, Sofia. Há que saber que nem tudo são rosas. Ganha-se algumas coisas e perdem-se outras. Além disso, habilitações não são garantia de emprego fácil. Há que estar acima de tudo preparado para trabalhar em qualquer coisa e depois construir o caminho a partir daí. Muitas vezes, implica começar de novo.

butterfly disse...

Realmente este post está muito bom e muito realista pois penso que as pessoas por vezes pensam que é tudo muito facil...Mas eu sinto uma enorme vontade de ir, ir pela expriencia!!! Já ai vivi quando era criança com os meus pais mas sempre tive a ideia que um dia ia voltar. Gostava mesmo muito porque adoro essa cidade e penso que tem mais para dar que por aqui.

Argonauta disse...

Londres é uma cidade que não perdoa. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Sou um apaixonado por Londres, não me arrependo de ter voltado, mas todos os dias sinto saudades do rebuliço e da vida Londrina. Deixei grandes amigos em Londres, e é deles que sinto mais saudades...

Sofia disse...

Cassandra implica mesmo comecar de novo e aqui fiz uma coisa que em Portugal para mim estava fora de questao que foi trabalhar num restaurante. Mas agora tenho um emprego que gosto!

Butterfly a impressao que tenho é que as pessoas encaram uma mudanca para Londres de animo leve e nao se preparam. Eu demorei alguns meses a preparar tudo e nao estava preparada nem para metade do que aconteceu.

André, Londres é aquela coisa. É uma canseira boa e a gente apaixona-se. Tb temos saudades tuas.

butterfly disse...

Estes post são óptimos para se ter uma noção como as coisas são...Eu tenho a sorte de ter por ai muita gente amiga com quem vou falando e me vão falando de como é mesmo Londres agora passados estes anos todos...Tenho plena noção que há pessoas que não fazem a mínima ideia do que é viver e trabalhar e de como funciona porque sem duvida é uma vida nova e um começar do zero.

Lu disse...

Pois é, eu tb!!! SE soubesse tudo que sei hoje teria me programado beeem melhor, principalmente na questão financeira (não teria gastado tanto) ou então não teria me mudado pra cá. \este começo aqui (4 meses) não tem sido fácil e não foi oq eu esperava não!!! Quanto à paixão por Londres, ainda não aconteceu, mas todo mundo me fala que o 1o ano é assim mesmo, a gente odeia mas depois ama de paixão! Tô aqui me esforçando e esperando ansiosamente!!!

Afonso Alves disse...

Antes do mais gosto muito do teu blog, e este post irá ser uma referencia a futuros amigos que me peçam informaçoes sobre Londres.
Julgo que tocas-te num ponto muito importante que é a dificuldade de mudar para Londres por isso deixo aqui umas linhas sobre a minha experiencia que espero ajude alguem.
Moro em Londres há 3 anos e pico e já tive vários amigos a tentar vir para cá e a não conseguirem cá ficar. Da minha experiencia as razoes sao:
- A fundamental é "Nunca comparem Portugal a Londres" é um erro e um vicio que tem que se perder rapidamente. Greater London tem mais habitantes que Portugal, logo tem muitas particularidades que se se puserem a comparar vão perder o gosto de cá estar. Interiorizem isso e tudo irá correr bem.
- O mercado de trabalho aqui é enorme mas é o mais competitivo da europa. Por muito bom CV que voces tenham existem 1000 melhores, a resposta é atitude ! Se tiverem atitude vencem aqui.
- Não se deve focar só no dinheiro, isso irá aparecer.
- Mentalidade aberta.
- Falar ingles é fundamental. Imaginem viver no Porto ou Lx e não falar portugues.

Viver em Londres é fenomenal mas caro, muito caro. As casas são caras, council tax caro e até tv license de £147 por ano se paga. Portanto cada um tem que ver na net qual o salário que pode esperar porque pode não compensar vir para Londres e compensar mais ir para Wales ou Norte do UK.

Mas a verdade é que depois de se lutar e conquistar eu não troco Londres por nenhum outro sitio, só o meu Porto claro. É fantástico morar aonde tudo acontece.

Portanto venham prevenidos com dinheiro, agarrem qualquer oportunidade para começar e sejam pró-activos que Londres dá tudo aquilo que cada pessoa procura.

Abraços

Christina disse...

Estou TOTALMENTE de acordo com o comentario do Afonso Alves. Tive amizades k vieram pra ka e akabaram por voltar para Portugal pk pensavam k Londres era o paraiso.

Para alem de nao virem preparadas financeiramente ( nao por falta de conselhos da minha parte), passavam o tempo a comparar com Portugal e ainda se deram ao LUXO de recusar trabalhos !

C. disse...

Bom post Sofia (como sempre :)

Concordo com os comentarios aqui deixados.

Mudar de pais nao e' facil! Isto e' dado adquirido, tudo o resto vai variar em funcao de cada um.
Creio que Londres pode se tornar num pesadelo para quem venha mal preparado e embora tenha "odiado" a minha experiencia a norte de Londres continuo a achar que dadas as minhas circunstancias pessoais foi a melhor opcao possivel.

Adoro Londres e acho que e' preciso tudo o que aqui se diz (informacao e' crucial, informem-se, estudem alternativas, etc). Mas acho que e' tambem preciso ser-se destemido e ao mesmo tempo humilde. Como dizes aceitar um trabalho num restaurante nao e' de todo uma vergonha. Eu comecei a trabalhar no degrau mais baixo possivel da minha area profissional, nao tenho vergonha nenhuma... e em menos de dois anos ja conquistei tanto :)


Beijinhos

JBass disse...

Viva Sofia. Sigo o teu blog à já alguns meses.

Por várias razões, também tenho o "sonho" de mudar para Londres. Mas como sou casado e pai de uma menina de 5 anos, as decisões tem de ser muito bem ponderadas, é preciso ler muito sobre outros casos, ouvir opiniões, etc. Aliás, como tu bem dizes no final do teu post.

Para ajudar a trilhar esse caminho, estivemos os três em Londres 2 semanas em Janeiro deste ano, num misto de férias e trabalho. Como 2 semanas é pouco para avaliar uma mudança deste calibre, estamos a tentar preparar uma estadia de 6 meses. Apenas depois decidiremos ou não se avançamos.

Confesso que, ao ler os comentários ao teu post, fiquei consciente que existem poucos casos de sucesso numa mudança para Londres/UK, e mesmo o que resistem, que nem tudo são rosas.

Assim, gostava de te perguntar quais os maiores desafios que achas que existem numa mudança destas e que podem ser determinantes ao ponto de se voltar para trás?

Obrigado. Força na aventura Londrina.

Sofia disse...

Obrigada a todos pelos comentários super construtivos e pela partilha de experiencias!

JBass eu tenho a ideia de que muita gente volta para trás por questoes financeiras já que nao fazem ideia de quanto precisam para sobreviver nos primeiros tempos. Outros devem voltar por nao estarem dispostos a comecar do zero e a aceitar trabalhos considerados menos bons. No inicio o choque é grande e as despesas também. Depois é desesperante o tempo que se passa desempregado e a tarefa de procurar casa é também bastante complicada.Há muitos factores que podem fazer com que se decida voltar para "casa".

É preciso vir com algum espirito de aventura e sacrificio e viver um dia de cada vez.

C. disse...

JBass,

Se me permites discordar de ti...

Nao considero que existam poucos casos de sucesso na mudanca para Londres/ uk. Por acaso acho que ha' muitos e bons!

Nao e' um processo facil, tal como qualquer mudanca. Muda-se de pais, lingua, costumes, cultura, modo de vida etc etc etc e isso nao e' o mesmo que ir de ferias para as Maldivas. O principio e' dificil ou por razoes objectivas (casa, trabalho, dinheiro) ou por saudades, solidao, etc etc.

Mas nao e' o fim do mundo! Uns adaptam-se outros regressam porque nao era este o caminho deles. Mas tambem nao vamos ser fatalistas...

Sobretudo penso que as pessoas devem ter consciencia do que implica mudar de pais (e' na maioria das vezes recomecar do zero) e estarem preparados para o positivo e o negativo.

Sofia disse...

C. muito bem escrito, concordo ctg.

JBass disse...

C. e Sofia

Longe de mim querer parecer pessimista ou fatalista. O meu comentário foi mais no sentido de, de tudo o que tenho lido sobre Londres e pessoas que se mudaram para lá, ser falado muito mais o que Londres tem para oferecer, comparações sobre o antes e o depois mas muito poucas vezes as pessoas falam sobre as reais dificuldades que sentem e enfrentam no dia a dia, sobre as razões porque decidem partir e/ou regressar.

Como referi no meu anterior comentário, ando à procura do máximo de informação, de experiências, de opiniões que me permitam preparar melhor a tomada de uma decisão. Todos estes vossos comentários são úteis, principalmente os que abordam as dificuldades, porque o excelente que Londres tem já eu conheço.

Na minha opinião, cada caso é um caso. As motivações são diferentes de caso para caso, o que para uns são factores positivos para outros são factores negativos. Temos que respeitar todos os casos. O importante são as pessoas terem consciência das coisas boas e das coisas menos boas que irão enfrentar.

Beijinhos

Joceley disse...

Olá Sofia!
"Engoli" o teu blog em sensivelmente 3h, isto tudo porque ando a pesquisar e muito sobre Inglaterra sensivelmente para Leeds, vou para lá com o meu namorado, ele já vive lá a 3 anos e como acabei a licenciatura a minha ideia é ir para aperfeiçoar a língua e como ele ainda têm algumas disciplinas da faculdade por fazer pretendo mudar de ares por 1 ano apenas, mas estou um pouco assustada com tudo....nunca lá fui ele é que sempre cá veio a Portugal frequentemente nos nossos 2 anos de namoro...mas enfim, já temos a casa , já m inscrevi na escola de inglês pela net e enquanto estiver por lá pretendo arranjar trabalho a minha viagem está marcada para dia 25, bem consultas e isso tudo vou fazer por estes dias já ta td marcado....beijos e muito obrigado o teu blog ajudou-m imenso...já agora conheces a zona de leeds?

fátima silva disse...

ola,tirei em abril o Curso de Assistente de Bordo!Aconteceu um perda terrivel na minha vida e depois disso apareceu-me a opurtunidade de fazer algo diferente e consegui terminar,mas tem um senão o meu Inglês não é o Melhor e como estamos em Setembro acho que até ao fim do ano não consigo emprego na área!
Por esse motivo estou a pensar ir para ai uns 2 ou 3 meses e tentar....mas se me poder dar alguma opinião de algum que ja está na cidade ajudava muito!ou de alguem ,se me poderem ajudar gostava muito ,para aprefeiçoar a lingua!
Obrigada

TATA para sempre disse...

olá sofia! hoje foi a primeira que visitei seu blog. esse poste é maravilhoso! me ajudou muito, meu nome é athaiana tenho 15 anos sou naturalizada portuguesa mas no momento estou residindo no brazil!daqui 2 anos quando eu estiver com 17 anos vou para londres para estudar e morar! mas eu ainda não sei muito sobre londres! preciso de ajuda sobre bairros bons e seguros, universidades ,casas , como arranjar emprego, quantas £ é precisso para se sustentar em londres,a quantidade de dinheiro que devo levar , etc etc etc.e o principal fazer amizades!!AGUARDO OS COMENTARIOS!! beijosss

TATA para sempre disse...

olá sofia! hoje foi a primeira que visitei seu blog. esse poste é maravilhoso! me ajudou muito, meu nome é athaiana tenho 15 anos sou naturalizada portuguesa mas no momento estou residindo no brazil!daqui 2 anos quando eu estiver com 17 anos vou para londres para estudar e morar! mas eu ainda não sei muito sobre londres! preciso de ajuda sobre bairros bons e seguros, universidades ,casas , como arranjar emprego, quantas £ é precisso para se sustentar em londres,a quantidade de dinheiro que devo levar , etc etc etc.e o principal fazer amizades!!AGUARDO OS COMENTARIOS!! beijosss