quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Multiculturalidade

Se pensam que lidar com personalidades diferentes é complicado, experimentem lidar com pessoas de culturas completamente diferentes da vossa!

Lido diariamente com pessoas de origens muito diferentes e muitas vezes essa multiculturalidade é causadora de conflitos. Faco um esforco para me adaptar e evitar choques mas nao é fácil.

Acho curioso algumas pessoas serem super sensíveis e nao se poder falar com elas de qualquer maneira mas depois quando falam connosco sao super mal educadas. Isto acontece muito frequentemente com pessoas de países como a India, Sri Lanka, Paquistao ou Afeganistao. Acontece também esquecerem-se de agradecer quando alguém lhes faz um favor. Já os italianos e espanhóis sao muito parecidos connosco o que facilita muito a comunicacao.

Desde que comecei neste novo emprego que faco a rota de cerca de 70 pessoas todas as semanas. E nao há semana que passe sem haver algum tipo de stress por causa da rota. Ora uns decidem reclamar de mim a terceiros, outros ficam amuados e há aqueles um bocadinho mais inteligentes que falam comigo e é raro nao poder dar um jeitinho para facilitar a vida a essas pessoas (se falarem comigo como deve ser é claro, porque se comecam logo a espingardar é certinho que nao vou fazer nada para os ajudar).

É muito interessante conviver com outras culturas mas trabalhar ou viver com tanta "mistura" ás vezes é um pouco cansativo.

4 comentários:

[***] disse...

por acaso os italianos, que foi de todas essas culturas, a unica que ja privei, sao realmente parecidos conosco =) mas mexem mais as maos

paulo.

Argonauta disse...

Ui .. para começar dei um nó na ponta da língua para ler o título do post. Depois, sabendo o tipo de pessoas com quem tu lidas...miuda...não tenho nem um bocadinho assim de inveja! Tenho de ter contar uma que aconteceu esta semana que fez com que a "querida" voltasse a ser motivo de chacota...tenho montes de saudades tuas...e eu sei que também tens saudades minhas :D

Sofia disse...

Pois..nao tem sido nada fácil. Há com cada um! A ver se me ligas do escritorio pa pormos a conversa em dia ;) Hoje tou de folga.

Sim tenho montes de saudades tuas!A ver se nos vens visitar ou se nos encontramos por Lx.

Beijocas ***

Anónimo disse...

Boa tarde.

Gostava e saber que tipo de empregos os tugas conseguem por Londres...