quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Multiculturalidade

Se pensam que lidar com personalidades diferentes é complicado, experimentem lidar com pessoas de culturas completamente diferentes da vossa!

Lido diariamente com pessoas de origens muito diferentes e muitas vezes essa multiculturalidade é causadora de conflitos. Faco um esforco para me adaptar e evitar choques mas nao é fácil.

Acho curioso algumas pessoas serem super sensíveis e nao se poder falar com elas de qualquer maneira mas depois quando falam connosco sao super mal educadas. Isto acontece muito frequentemente com pessoas de países como a India, Sri Lanka, Paquistao ou Afeganistao. Acontece também esquecerem-se de agradecer quando alguém lhes faz um favor. Já os italianos e espanhóis sao muito parecidos connosco o que facilita muito a comunicacao.

Desde que comecei neste novo emprego que faco a rota de cerca de 70 pessoas todas as semanas. E nao há semana que passe sem haver algum tipo de stress por causa da rota. Ora uns decidem reclamar de mim a terceiros, outros ficam amuados e há aqueles um bocadinho mais inteligentes que falam comigo e é raro nao poder dar um jeitinho para facilitar a vida a essas pessoas (se falarem comigo como deve ser é claro, porque se comecam logo a espingardar é certinho que nao vou fazer nada para os ajudar).

É muito interessante conviver com outras culturas mas trabalhar ou viver com tanta "mistura" ás vezes é um pouco cansativo.

sábado, 21 de agosto de 2010

Highs and Lows

Nos primeiros dias em Londres costumávamos ir jantar ao Burger King de Leicester Square onde conversávamos sobre os momentos bons e maus de cada dia. Foi um exercicio que nos ajudou a nao desistir desta nossa aventura e a ultrapassar todas as dificuldades iniciais sem nos irmos muito abaixo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FAQ's Londres

Ultimamente o interesse em viver em Londres parece ter aumentado e por isso achei importante deixar-vos umas pequenas notas sobre o assunto.

Dinheiro
Ora juntar uns "dinheiritos" nao é suficiente para alguém que se quer mudar para Londres. Existem despesas a ter em conta tal como, viagem, alojamento (geralmente duas rendas para comecar), transportes (uma pequena fortuna por mes) e comida. Depois depende se já se tem trabalho garantido ou nao.

Emprego
Já foi mais fácil encontrar emprego por aqui. Quando era mais fácil demorei um mes. Também depende do currículo e da sorte de cada um. É quase tudo feito online e muitas vezes através de agencias de recrutamento. Ter o currículo em Ingles é essencial.

Alojamento
Geralmente comeca-se por partilhar um quarto já que é a opcao mais em conta e é muito popular por aqui. Os quartos "single" custam em média £100 por semana e os "double" £140. Para quem pensa ter o seu espaco, um estúdio nao custa menos de £160 por semana mais contas. De acrescentar que procurar casa/quarto decente em Londres está longe de ser uma tarefa fácil. Um bom site para procurar alojamento é o Gumtree. Nunca transfiram dinheiro para ninguém através da net e anúncios que mencionem Western Union sao na sua grande maioria esquemas para vos roubar dinheiro. Algumas zonas de Londres sao pouco seguras.

Papelada
Nao é preciso ter passaporte mas ajuda. Ter conta no banco é essencial e pode ser complicado de abrir sem comprovativo de morada e sem emprego. Ver aqui. O NIN (National Issurance Number) é o equivalente ao número de seguranca social e é aconselhável tratar disso enquanto se procura emprego. Mais info aqui.

Lingua
Se o trabalho que procuram nao for num café/restaurante ou a fazer limpezas é aconselhável que consigam facilmente manter uma conversa em Ingles.

Notas finais: Se soubesse o que sei hoje tenho quase a certeza de que nao me tinha mudado para Londres. Nao porque nao adore viver nesta cidade mas porque a mudanca nao foi tao fácil como pensava que iria ser. Para quem pensa em fazer o mesmo tenho um conselho: pesquisem muito.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Próximas Férias

Está marcada mais uma viagem a Portugal. Desta vez duas semaninhas e já para o mes que vem que a gente merece!

sábado, 7 de agosto de 2010

Ajudar

Tao bom que é quando posso ajudar alguém. Ás vezes há coisas que nao nos custam muito  fazer e podem fazer uma grande diferenca na vida de alguém.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mais um corte de cabelo @ Feel

E lá voltei eu ao Roberto. Troquei oficialmente de cabeleireiro e nao podia estar mais satisfeita. Foi uma hora muito bem passada e mais uma vez saí de lá exactamente com o corte que pedi.

domingo, 1 de agosto de 2010

Jantar

Ontem fomos até Catford jantar a casa de um colega meu. A vontade de ir nao era muita já que a viagem ia ser longa e voltar para casa depois das onze da noite prometia ser uma missao quase impossivel. Mas depois de um passeio agradável por Embankment e Greenwich lá chegámos ao nosso destino com duas garrafas de Mateus. Fomos muito bem recebidos. A conversa estava animada e o jantar muito bom (e super picante). Felizmente conseguimos apanhar o último comboio e a viagem de volta nao demorou mais de uma hora. Foi um dia de folga diferente.