quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Amigdalectomia - Dia 0

Tomei o pequeno-almoço antes das 7 (só uma torrada e um ovo quente) e voltei para a cama. Não consegui dormir mais mas descansei mais uma hora.

Levantei-me tranquilamente para tomar banho e me depilar (não podia ir para o hospital peluda). Vesti-me e pouco depois das 9 a S. veio-nos buscar.

Já tinha preparado o saco do ginásio com o roupão, as pantufas (não usei que estava muito calor na sala) e uma muda de roupa confortável (leggings e uma t-shirt) para o regresso a casa.

Chegámos ao hospital pouco depois das 10 quando tínhamos de lá estar ás 11, Mostraram-me a minha cama e deixaram-nos a vontade. Na cama tinha duas batas (nada de andar de rabo ao léu) e um pack de boas-vindas com um livrinho informativo, kit dentário, uns tampões para os ouvidos, uma venda, umas meias anti-derrapantes e uma caneta. Deram-me também meias para o bloco operatório. E tinha um menu para escolher a minha refeição. Escolhi lasanha e uma sobremesa.

Fiz xixi para o copo mais tarde mas não me disseram o que iam testar (acho que foi para fazerem teste de gravidez).

Falei com o médico que me deu um formulário para assinar depois de me explicar a cirurgia e me dizer o quão dolorosa é a recuperação como se me fosse fazer mudar de ideias.

Mais tarde veio o anestesista que quando lhe disse que não gostava de agulhas ele disse que a menos que eu fosse começar aos gritos e a espernear nao faziam nada diferente e não dava para evitar a agulha na mão. Ele disse que iam tratar bem de mim e que não é tão mau como eu estou a espera (e não me mentiu).

Quando a enfermeira me disse para mudar de roupa comecei a ficar nervosa. Vesti a bata e a enfermeira ajudou com as meias e meteu-me a pulseirinha no tornozelo.

Pouco depois meteram-me um creme para anestesiar as mãos e deram-me panadol e ibuprofeno.

Quando me vieram buscar (mais cedo do que eu estava a espera, por volta das 2 da tarde) acho que quase chorei mas lá fui pelo meu próprio pé.

Não vi a sala de operações que me deitaram numa sala a parte onde dão a anestesia. Lá me distraíram com conversa sobre o meu trabalho enquanto me punham a agulha na mão e me davam gás. A agulha doeu muito pouco e dei só um "Au". Injectaram a anestesia, fiquei dormente e puff já fui,

Quando me acordaram pensava que estava a sonhar. Mas não demorei muito a meter-me na conversa com as enfermeiras na sala de recobro. Falou-se de agachamentos, fitbits, número de passos diários e até falei em espanhol. Entretanto estava a tremer de frio e com a pulsação alta. Mas o anestesista veio espreitar e disse "a paciente está a sorrir, está bem".

A operação demorou 45 minutos e o recobro menos de uma hora.

Depois levaram-me de volta para o meu "cubículo" numa ala com umas sete camas. Ofereceram-me chá (com leite obviamente) e sem açúcar como eu pedi e umas bolachinhas bem boas. Para meu espanto consegui logo beber água, chá e comer as bolachas sem dores. Nas quatro horas que lá estive bebi três litros de água e estava a soro. Ah e ainda comi a lasanha toda antes de me vestir para ir para casa.

Antes de me darem alta deram-me a medicação para ajudar com as dores e uma notinha para o trabalho com baixa para duas semanas.

Estava tão bem disposta que até "dancei" no carro na viagem para casa. Acho que me deram morfina. Consegui andar sem problemas até ao carro e subir as escadas para casa.

Em casa comi gelatina Royal de morango e continuei a beber muita água. Por agora estou a Panadóis e Ibuprofenos e sem grandes dores.

P.S. Desculpem o testamento mas vou querer recordar este dia e também serve para acalmar quem vá passar pelo mesmo e esteja a pesquisar informação sobre o assunto. Eu pesquisei muito e encontrei histórias de terror. Mas acho que foi bom assim. Preparei-me para o pior e acabou por não ser assim tão mau. Pelo menos até agora,

4 comentários:

CR disse...

O meu dia em Junho foi muito parecido :) Ainda bem que correu tudo bem :) e se tiveres dores o Codeine faz tudo melhor LOL

Sofia disse...

Ainda não experimentei o Codeine mas acho que já faltou mais lol
Beijocas xxx

Minnie Me disse...

Acho que fizeste muito bem em relatar tim tim por tim tim. Sendo um blogue pessoal faz todo o sentido. Gosto de fazer exatamente o mesmo :)
Um beijinho e vou ler os restantes posts :)

Sofia disse...

É giro manter um diário assim :)

Beijinhos xxx